
A Covid-19 não deve dar trégua neste início de ano. O Ministério da Saúde japonês afirmou, no domingo (10), que encontrou uma nova variante do coronavírus em pessoas que chegaram do Brasil, diferente das já identificadas no Reino Unido e na África do Sul e que se mostraram altamente infecciosas.
A variante foi encontrada em testes no aeroporto de Haneda, em Tóquio, em quatro viajantes que estiveram no estado do Amazonas, e retornaram ao Japão em 2 de janeiro. São eles: um homem na casa dos 40 anos que teve dificuldades em respirar, uma mulher por volta dos 30 com dores de cabeça e garganta, e dois adolescentes assintomáticos.
“No momento, não há provas de que a nova variante encontrada nos brasileiros seja altamente infecciosa”, disse Takaji Wakita, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão (NIID, na sigla em inglês), em um comunicado.
O governo japonês segue analisando a nova versão do vírus em conjunto com outras nações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e mais especialistas médicos. O país também investiga se as vacinas disponíveis são eficazes contra a nova variante do coronavírus.
Covid-19 no Japão
Cerca de 30 casos de variantes do Reino Unido e da África do Sul foram relatados anteriormente no Japão. Os especialistas estão preocupados, pois, elas parecem se espalhar mais rapidamente.
Na última quinta-feira (7), o Japão declarou estado de emergência na área de Tóquio, pedindo que restaurantes e bares fechem às 20h. No entanto, alguns reclamaram que a medida não é suficiente, observando que as estações de trem e restaurantes ainda estão lotados, inclusive à noite.
O país teve cerca de 4 mil mortes em decorrência da Covid-19 até agora, e mais de 280 mil casos confirmados.
OLHAR DIGITAL / AGÊNCIA BRASIL / ASSOCIATED PRESS