O acumulado de chuva entre o leste de Sergipe e Alagoas pode ultrapassar os 100 milímetros (mm)
Até a próxima sexta-feira (26/5), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de chuvas intensas na costa da região Nordeste do País, em especial, no litoral sul de Pernambuco até o norte da Bahia.
Conforme destaca o Inmet, o canal de umidade em atuação sobre o leste da Região Nordeste, ganhará força a partir do domingo (21/5), à medida que a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) se configura e desloca seu centro para o oceano Atlântico e um Cavado invertido (área alongada de baixa pressão) estende seu eixo sobre a costa.
Essa configuração, associada também a presença de umidade em médios níveis da atmosfera e a intensificação dos ventos em altitude (Jato Subtropical), irá contribuir para a ocorrência de chuvas em toda a faixa leste, da Bahia até a Paraíba (com menor intensidade).
Os volumes mais significativos de chuva (acima de 100 mm por dia) poderão ser registrados, especialmente, na terça-feira (23/5) e na quarta-feira (24/5) entre o leste de Sergipe e Alagoas, podendo, pontualmente, ocorrer também no litoral norte baiano. Essa condição deve se estender até a sexta-feira (26/5) da próxima semana (figura 1).
Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet segue realizando e acompanhando a atualização diária das previsões de tempo, e, quando necessário, irá emitirá os avisos meteorológicos.