Paralisação de 24h dos policiais civis atinge todo o Estado de Alagoas

FOTO: ASSESSORIA

Os policiais civis deflagraram a paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (27), que atinge todo o Estado de Alagoas.

A categoria se concentra na Central de Flagrantes, para cobrar do governador Paulo Dantas a conclusão do acordo sobre a majoração da carga horária. A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria, realizada na quarta-feira (26).

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) está desde 2023 negociando com o Governo do Estado a implantação da majoração da carga, decorrente do aumento da carga horária de 30 horas para 40 horas semanais, ocorrido em 2006, sem a devida compensação financeira. Mais de 50% da categoria já conquistaram o direito na Justiça.


As secretarias da Fazenda, do Planejamento e Gestão, a Procuradoria Geral do Estado e o próprio governador reconheceram a legitimidade do pleito. O Comitê de Negociação Sindical (Cones) já apresentou três cenários de propostas à categoria, que aprovou o cenário C. Os policiais civis também entregaram as cartas de intenção, abrindo mão do retroativo que beneficia o Estado. O que falta agora é a conclusão do acordo da majoração da carga horária.

Os policiais civis também iniciaram a Operação no Ritmo do Acordo, com atuação estritamente dentro das normas da Constituição Federal, do Código de Processo Penal e das legislações vigentes.

Durante a paralisação de 24 horas, os policiais civis somente farão flagrantes, todos os demais serviços estão suspensos.