Programa Salva Mais coordenou as equipes que agiram de forma célere na ocorrência
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do programa Salva Mais, atuaram na madrugada desta quinta-feira (16) na ocorrência de incêndio no Hotel Slin Tropical, localizado na Rua Jangadeiros Alagoanos, no bairro da Pajuçara, em Maceió. O militar do Distrito Federal, Adriano Lopes, de 44 anos, que estava hospedado no local, faleceu. Outras três pessoas foram resgatadas.
O programa Salva Mais, através da Central Integrada, recebeu o chamado por volta das 4h23 e, de forma célere, enviou ao local da ocorrência 8 viaturas do CBMAL com 23 militares, além de duas ambulâncias: uma Unidade de Suporte Avançado – USA-UTI móvel e uma Unidade de Suporte Básico (USB).
“A Central Integrada do Programa Salva Mais demonstrou hoje sua eficiência no atendimento ao incêndio no hotel e nas ações do atendimento pré-hospitalar. Assim que a chamada chegou à central, os recursos foram prontamente disponibilizados e coordenados pelo Corpo de Bombeiros, pelos médicos reguladores do SAMU, que gerenciam as operações, e pelo oficial coordenador de operações. Essa atuação integrada garantiu agilidade, eficiência, socorro e salvamento de vidas”, pontuou a coordenadora do Salva Mais, Coronel Elaine Monteiro.
De acordo com o CBMAL, as chamas tiveram início no sexto andar do hotel, mesmo andar onde o sargento estava hospedado. Ainda segundo os bombeiros, no local havia 43 hóspedes. O fogo ficou confinado a um único quarto do sexto andar.
A única vítima fatal do incêndio estava hospedada no apartamento 613 com a esposa, a filha e a sogra. Ele foi encontrado desacordado no apartamento 603. A atuação do CBMAL contou com a mobilização e evacuação segura dos hóspedes, além do rescaldo da área atingida para evitar novas propagações. O subcomandante do CBMAL, coronel Eduardo Hércules Justo, destacou a atuação exemplar dos militares na ocorrência.
“A rápida e eficiente atuação do Corpo de Bombeiros foi fundamental para evitar maiores danos e preservar vidas. Nossos militares trabalharam com bravura e dedicação para debelar o incêndio de forma ágil e eficaz, cumprindo com excelência a nossa missão de proteger vidas e patrimônios”, afirmou o Coronel.
No total, quatro pessoas foram resgatadas, incluindo o 2º Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal, Adriano, que foi conduzido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas faleceu devido à inalação de fumaça e à intensidade das chamas.
Os outros pacientes atendidos pelo SAMU foram: um homem de 48 anos, que foi encaminhado ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, e outras duas pessoas, que foram levadas à UPA do Jaraguá. A atuação do SAMU e do CBMAL foi fundamental para o resgate eficiente e o transporte seguro das vítimas.
“Essa atuação conjunta reafirma o compromisso dos serviços de urgência e emergência em atender com eficiência e eficácia, salvando mais vidas”, destacou a coordenadora do SAMU Maceió, a enfermeira Beatriz Santana. Ainda pela manhã, equipes do Corpo de Bombeiros realizaram a perícia no local para investigar as causas do incêndio e avaliar os danos estruturais no prédio.
Sobre o militar
O 2º Sargento Adriano Damásio Lopes estava em Maceió de férias com sua família e retornaria para casa nesta mesma quinta-feira (16).
O subcomandante do CBMAL, Coronel Eduardo Hércules Justo, entrou em contato diretamente com a Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Coronel Ana Paula Barros Habka, para prestar apoio e destacar o ato heroico do 2º Sargento Adriano Damásio Lopes.
“Neste momento de luto, o CBMAL manifesta total solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão”.
SSP/AL