
O corpo do falecido Papa Francisco será trasladado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, às 9h, para ser velado até seu funeral, na manhã de sábado, às 10h.
A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou na terça-feira que o Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, presidirá a Missa de corpo presente, que será concelebrada por Patriarcas, Cardeais, Arcebispos, Bispos e sacerdotes de todo o mundo.
A celebração eucarística será concluída com a Ultima Commendatio e a Valedictio, marcando o início dos Novemdiales, ou nove dias de luto e missas em sufrágio do Papa Francisco.
O corpo do falecido Papa será então levado para a Basílica de São Pedro e, em seguida, para a Basílica de Santa Maria Maior, para o sepultamento.
Mais cedo, na quarta-feira, o caixão com o corpo do Papa será transportado da capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro.
O Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá o rito da transladação no dia 23 de abril, que começará às 9h com um momento de oração.
A procissão passará pela Praça de Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé.
A procissão sairá pelo Arco dos Sinos, na Praça de São Pedro, e entrará na Basílica do Vaticano pela porta central.
No Altar da Confissão, o Cardeal Camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, ao final da qual terão início as visitas ao corpo do Romano Pontífice.
VATICAN NEWS