Educar para empreender está se transformando em um grande diferencial, e em uma ferramenta valiosa, que guia os educadores ao despertar de uma nova mentalidade nos estudantes. Acreditando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos firmou parceria com o SEBRAE para o desenvolvimento de um projeto que desenvolvesse nos estudantes miguelenses a proatividade, autonomia e habilidades empreendedoras.
Com apoio total da Prefeitura, aderiu-se ao JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que é um projeto do SEBRAE que incentiva crianças a empreender, através de ferramentas e atividades que contribuem para o desenvolvimento de tais habilidades. A educação empreendedora proposta pelo SEBRAE para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade.
De acordo com a SEMED, “Essa parceria trouxe muitas oportunidades. Nossos estudantes produziram vários tipos de produtos, embalagens, criaram propagandas e comercializaram para a população, na primeira ‘Feira do Empreendedorismo’, organizada pela SEMED, que se tornou a concretização de todo o trabalho desenvolvido nas escolas”.
Foi um dia especial, onde alunos das Escolas de Tempo Integral: Desembargador José Fernando de Lima e Esther Soares Torres, tiveram sua primeira experiência empreendedora.
“Participar dessa feira e ver nossos alunos empreendendo é muito satisfatório, estou encantado com tanta coisa bonita que está sendo vendida aqui, a educação pública Miguelense é de qualidade e tem crescido muito!”, afirmou George Clemente, prefeito de São Miguel.
Durante a culminância à população, professores e estudantes de outras escolas compareceram e puderam apreciar e comprar os produtos produzidos pelos alunos durante os meses de execução do projeto, que contou com todo o apoio do SEBRAE, através de formações para professores, diálogo com alunos e mediação para as produções.
O secretário Municipal de Educação, Álvaro Leiva, coloca que “foi através da parceria da Prefeitura com o SEBRAE que a Secretaria Municipal de Educação pôde realizar a Feira do Empreendedor; e acredito que será a primeira de muitas, pois nós transformamos Empreendedorismo em disciplina nas escolas de tempo integral. Hoje, eles estão apresentando um pouquinho daquilo que aprenderam em sala, mostrando protagonismo e fomentando a geração de ideias e futuramente, de negócios”.