O prefeito George Clemente e o secretário municipal de Educação, Álvaro Leiva, participaram do lançamento do programa “Mais Ciência na Escola”, do CESMAC, em Maceió, na última segunda-feira (04), representando São Miguel dos Campos – que foi contemplado com 5 laboratórios para “letramento digital” nas escolas dos Anos Finais, fruto de uma sólida parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o CESMAC, através do programa Integra.

“Também participamos da Feira de Ciências do CESMAC, onde os alunos da rede pública municipal de nosso município tiveram a oportunidade de apresentar projetos inovadores e demonstrar o talento e o potencial científico de nossa juventude. Essa iniciativa reflete o compromisso em incentivar a ciência e a tecnologia desde a base escolar”, disse o prefeito.

Além do lançamento do programa, ocorreu a abertura da Feira de Ciências de Alagoas (FECIAL). Várias equipes miguelenses, que participaram da FEMCITECH, participaram e também assistiram a Feira de Profissões.


Alunos da Escola Municipal José Marcos da Rocha, localizada no Coité, zona rural de São Miguel dos Campos, que tiveram seu trabalho reconhecido e premiado na Feira Brasiliense de Tecnologia, Engenharia e Ciência (FEBRATEC) 2023, estiveram presentes na FECIAL expondo seus trabalhos.

Após a premiação, os alunos receberam a mentoria para criar uma startup e pessoa jurídica, visto que o fruto da pesquisa já se tornou um produto testado com capacidade de mercado e, através da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologias), o prefeito George Clemente garantiu um aporte financeiro para que a produção fosse iniciada.

“Mais um momento de orgulho para nós que fazemos a Educação Miguelense; estamos promovendo o fortalecimento de vínculos e a potencialização dos nossos pontos fortes. Educação, Ciência e Tecnologia garantindo oportunidades e desenvolvimento para a nossa gente!”, finalizou o secretário municipal de Educação, Álvaro Leiva.

O TRABALHO PREMIADO

Sob a orientação do Professor Izael, os alunos Escola Municipal José Marcos da Rocha ficaram em primeiro lugar na FEBRATEC 2023 – modalidade Itapuã do Ensino Fundamental, EJA e subsequente – com o trabalho intitulado “Desenvolvimento de pastilhas ecossustentáveis potencializadas com extrato de plantas com ação microbiana para o gerenciamento de odores em banheiros de escolas públicas”.