Material deveria está sendo enviado para aterro sanitário fora do município e não poderia mais ser acumulado
Nesta quinta-feira, 10, imagens recebidas via redes sociais pela reportagem do ViaAlagoas, mostram que o Lixão existente na cidade de São Miguel dos Campos, encerrado em abril de 2018 voltou a ter o acúmulo de resíduos (Lixo).
A reportagem recebeu a informação de forma extraoficial que a capacidade de recolhimento e encaminhamento dos resíduos até o município do Pilar, onde funciona a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), vem tendo sua capacidade de operação afetada.
Alagoas conseguiu um feito histórico ao encerrar, em definitivo, todos os lixões a céu aberto existentes nos municípios em 2018.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos conseguiu aprovar, junto à Assembleia Legislativa do Estado, a Lei 7749 de 13/10/2015, que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos e Inclusão Produtiva.
O resultado de todo este empenho colocou à época, o estado de Alagoas como o primeiro Estado do Nordeste a fechar todos os lixões existentes. Em âmbito nacional, Alagoas é o terceiro estado do país a finalizar de vez os vazadouros existentes nos municípios.
O Ministério Público Estadual (MPE), assinou acordos de não persecução criminal com as prefeituras para elas eliminassem os vazadouros públicos. O trato do MP Estadual com os gestores municipais ocorreu no final do ano de 2017.
Tentamos contato com a prefeitura municipal, mas não obtivemos êxito. Fica o espaço aberto para que a prefeitura dê explicações dos motivos que fizeram com que o acúmulo de lixo viesse a ser registrado novamente, uma vez que não mais poderia está ocorrendo.