A Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, firmou mais uma parceria de sucesso: O Instituto Superar, que é o responsável pela concretização dos cursos profissionalizantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas municipais, estendeu seu leque de possibilidades e ofertou uma especialização para professores da EJA.

Durante duas noites na semana, enquanto os estudantes estavam realizando as aulas práticas do curso profissionalizante, os professores participaram dos fóruns, aulas e avaliações do curso de pós-graduação lato-sensu em Educação de Jovens e Adultos.

A Semed considera relevante essa formação e investe fortemente neste aspecto, pois acredita que através de acesso a novas metodologias será possível fidelizar e desenvolver as habilidades necessárias nos estudantes.


A EJA é uma modalidade de ensino que precisa apresentar muitos atrativos para manter seu público-alvo ativo, tendo em vista todo o histórico dos mesmos, ressaltando a exclusão por longo período do ambiente escolar.

Desta forma, a Educação Miguelense se resguarda e inova suas práticas para mantê-los e assegurar que todos encerrem com êxito seus estudos. Um desses atrativos foi a proclamação da Lei Bolsa Auxílio EJA; outro, é a Formação Profissionalizante que garante também o certificado de conclusão dos alunos, além, é claro da formação para professores que atuam nesta modalidade.

“A EJA no nosso município teve um salto exorbitante, tínhamos menos de 500 alunos e agora estamos com mais de 1000! Isso é mais um feito da nossa gestão, e com todo apoio da Prefeitura, estamos conseguindo prosperar ainda mais!”, afirmou Álvaro Leiva, secretário de Educação.

Foram mais de 60 (sessenta) professores da EJA que receberam seus certificados, após quase dois anos de muitos estudos e dedicação, através da parceria da Prefeitura e da Semed com o Instituto Superar. Uma cerimônia ocorreu para a entrega de certificados do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para professores desta modalidade do Sistema de Ensino.

“São Miguel dos Campos abriu as portas para nosso Instituto e nós abraçamos esta cidade como nossa, trazendo o melhor para cá e criando as possibilidades necessárias para que a Educação de Jovens e Adultos seja um grande diferencial na cidade”, afirmou Alneir Macedo, diretor Pedagógico do Instituto Superar.