Resumo da atuação do SAMU em São Miguel dos Campos ao longo deste 12 anos

Equipe de profissionais que atua direto ou indiretamente no SAMU em São Miguel dos Campos – FOTO: Cortesia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 com base descentralizada no município de São Miguel dos Campos completa 12 anos de atendimento à população miguelense e também a outros municípios.

Foi inicialmente implantada no dia 12/02/2010, na gestão da então prefeita Rosiante Santos, com a criação de uma base na Rua Costa Barros, (rua da câmara municipal) no centro da cidade.  E hoje, a base se encontra operando na Rua Salvador Apratto, também no centro.

O SAMU São Miguel conta hoje, com cerca de 11 profissionais, sendo um coordenador técnico e 10 profissionais envolvidos diretamente na parte operacional de atendimento às vítimas.


E estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona seguinte forma; o governo do estado capacita os profissionais, condutores e técnicos em enfermagem, custeia o combustível e em partes a manutenção da viatura.

Já a prefeitura municipal de São Miguel dos Campos, paga os salários dos profissionais e custeia o aluguel da base, telefone, água e luz. Também são custeadas pelo executivo municipal em alguns casos, a manutenção na unidade móvel que atende as ocorrências no município e região, entre outras despesas adicionais.

Hoje, São Miguel dos Campos dispõe de apenas uma unidade móvel do Samu, e por este motivo em alguns casos há a demora em atender a todas as ocorrências quando acontecem no mesmo instante. Nestes casos, é realizado o acionamento de outras unidades que estão disponíveis na região.

Com alguns problemas ainda a serem superados, o SAMU em São Miguel dos Campos chega aos seus 12 anos, cumprindo seu papel de atender pessoas e salvar vidas.