Incluir, fazer parte, ter empatia… isso faz parte desse universo que é a Educação Especial do município de São Miguel dos Campos. E para concretizar tudo isso, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação, realizou a “Corrida da Inclusão”, uma corrida de rua para celebrar e incluir ainda mais alunos, pais, profissionais e a população em geral, nesta causa.
O evento, que aconteceu para celebrar o “Abril Azul – Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”, contou com mais de 700 inscritos, que receberam o kit do atleta e percorreram 5km pelas principais ruas da parte alta da cidade.
Grandioso por natureza, o evento contou ainda com a parceria entre as Secretarias de Saúde, Esporte, Infraestrutura e a SMTT que organizou o trânsito local.
O palco foi o Centro do Futuro, local de concentração e onde a população pode contar ainda com alguns parceiros que abrilhantaram ainda mais esse momento. O Centro de Reabilitação em Equoterapia Benedita de Sá foi um desses parceiros que realizou palestras e exercícios com cavalos para o público em geral.
O Centro de Ensino Superior de Maceió – CESMAC – também esteve presente, com universitários das áreas de nutrição, fisioterapia, farmácia, biomedicina e educação física atendendo a população nos mais variados serviços de saúde.
Houve distribuição de pipoca e algodão doce, além de brinquedos para que as crianças com deficiência matriculadas no nosso Sistema de Ensino pudesse desfrutar, além de participar das provas de corrida (in-door), de acordo com sua faixa etária.
“Somos todos inclusão”, essa foi a frase proferida pelo prefeito George Clemente que participou ativamente desse momento, fazendo uso dos serviços prestados.
O secretário de Educação, Álvaro Leiva, que se inscreveu e também correu com os demais atletas, se mostrou muito satisfeito e feliz com a realização deste evento: “temos uma educação inclusiva, que acolhe e apoia, e a palavra gratidão é a melhor a ser usada neste momento, agradecer a todos pelo empenho e dedicação com nossos alunos que fazem parte da educação inclusiva”.
E foi assim, uma manhã de domingo cheia de superação, alegria e muito calor humano, mas acima de tudo, com muito amor pelas crianças, afinal, elas são o grande motivo para que tudo isso acontecesse.
ASSESSORIA