A prefeitura de São Miguel dos Campos iniciou nessa segunda-feira, dia 27 maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

O propósito da campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença encontra erradicada no país desde 1994, onde recebeu a certificação de área livre de circulação do vírus.

O último caso de poliomielite ocorreu em 1989. No entanto, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.


Todos os postos de saúde de São Miguel dos Campos estão realizando a vacinação durante a manhã e a tarde, das 9h as 16h, além das UBS Agnaldo Machado e UBS Renata Sá que tem o horário estendido até as 19:30.

A pólio é uma doença infectocontagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus. A infecção pode provocar desde sintomas como os de um resfriado comum a problemas graves no sistema nervoso, como paralisia flácida dos membros inferiores e o óbito. Este risco é maior em crianças menores de cinco anos não vacinadas, mas pode ocorrer em adultos também.

Público alvo da campanha: a partir de 1 aninho até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade contra a Poliomielite (paralisia infantil).

ASSESSORIA