Em pleno 29 de setembro, data emblemática para São Miguel, flagrantes de descaso foram avistados na terra dos Caetés, envolvendo os principais equipamentos de Cultura existentes em nossa Cidade.

Depois de denúncias de artistas Miguelenses, uma fiscalização foi realizada pelo vereador Alfredo Moura (MDB) que conferiu de perto o tamanho da desorganização e abandono total do patrimônio público cultural.

A Casa de Cultura conta toda a história de nossa Terra, seja nos aspectos artísticos e históricos e no palco da parte superior nasceram vários talentos Miguelenses que são destaques estaduais e até nacionais.


A Biblioteca Municipal, apesar da tecnologia da internet, não pode ser desprezada, pois contém um acervo considerável e em sua última reforma teve seu ambiente totalmente revitalizado e climatizado.

Segundo o Vereador, não se justifica as condições atuais destes equipamentos públicos de Cultura, pois existem recursos suficientes no município para conservação do patrimônio e valorização dos artistas, que ainda aguardam pela divisão dos recursos oriundos da lei Aldir Blanc que já foi liberado e já está na conta da prefeitura no montante de R$ 459.422,50.

Lembrando que este recurso foi disponibilizado pelo Governo Federal para auxiliar os artistas durante a Pandemia, porém a burocracia ou falta de organização da Direção de Cultura e da Secretaria de Educação ainda não conseguiu desatar o nó da competência e disponibilizar os recursos para os valorosos artistas.

O vereador respondeu que “talvez estejam esperando uma próxima onda da COVID para agir. Enquanto isso, os artistas Miguelenses sofrem, pois serão os últimos a voltarem ao trabalho e retomar a vida normal de shows e eventos”.

Alfredo Moura protocolará junto ao Ministério Público Estadual e demais órgãos competentes ofícios de averiguação de responsabilidade da Prefeitura e emitirá, através da Câmara uma nota de repúdio para ampla divulgação nas mídias locais. Além disso, procurará a atual Secretária Elusa Rodrigues para que a mesma relate quais as dificuldades para a liberação do recurso para os artistas que tanto precisam e merecem.

Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Hildebrando Guimarães apresenta danos estruturais
Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Hildebrando Guimarães apresenta danos estruturais
Casa da Cultura – Vídeo mostra auditório/teatro com danos em sua estrutura

Imagens abaixo mostram situação atual da Casa da Cultura, da biblioteca e Escola de Música: