Apenas filtros criados pela própria Meta serão disponibilizados aos usuários

A Meta, dona do Instagram, Facebook, Threads e WhatsApp, fez anúncio no ano passado informando a suspensão da plataforma associada à rede social Instagram que permite a criação de filtros por usuários e marcas. A medida passou a valer desde esta terça-feira (14/1).
Entre os recursos produzidos por terceiros estão os efeitos de “embelezamento”, utilizados constantemente pelos usuários, estes recursos modificam os traços do rosto, e de jogos interativos. De acordo com a Meta, estão suspensos. A empresa informa que a partir de agora, apenas filtros criados por ela, estarão disponíveis no Instagram.
Uma das plataformas de criação de filtros atingidas pela decisão é a Spark AR Studio, os recursos criados por esta plataforma permitiam que usuários e marcas criassem filtros com Realidade Aumentada (RA). De acordo com a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, informa que a decisão serve para adequação das “necessidades futuras de nossos consumidores e clientes”.
Note emitida pela Meta:
“Essa decisão faz parte dos nossos maiores esforços para priorizar os produtos que acreditamos serem os mais adequados para atender às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes comerciais. Estamos comprometidos em tornar essa transição o mais tranquila possível. Aqueles que usam o Spark e nossos efeitos de RA de terceiros podem continuar a utilizar essas ferramentas até o dia 14 de janeiro de 2025”, diz a nota da Meta, publicada em agosto de 2024.